
Resumo
- WhatsApp testa chats temporários com usuários sem conta no app.
- Função terá criptografia, mas não permitirá envio de mídia ou chamadas.
- Guest chats não dependem de apps externos, diferente da interoperabilidade.
O WhatsApp está desenvolvendo uma nova função que permitirá conversas com pessoas que não têm uma conta ativa no aplicativo. A ideia é facilitar o contato com usuários externos por meio de links para chats temporários e seguros — uma proposta que, segundo testes recentes da versão beta para Android (2.25.22.13), vem sendo chamada de bate -papos de convidados ou “conversas de convidados”.
De acordo com informações do site HOBOS bate -papos de convidados serão conversas individuais criadas a partir de um convite enviado por quem já tem conta no WhatsApp. O usuário do aplicativo poderá gerar um link e compartilhá-lo com alguém que não usa o serviço — seja por e-mail, SMS ou redes sociais.
Ao clicar no link, o convidado terá acesso a uma interface semelhante ao Whatsapp webonde poderá trocar mensagens com o remetente, mesmo sem ter o app no dispositivo.

Apesar de práticos, os bate -papos de convidados terão limitações claras. Não será possível enviar mídias como fotos, vídeos ou áudios, nem realizar chamadas de voz ou vídeo. As conversas também serão limitadas a dois participantes — sem opção para grupos — e deverão ocorrer em janelas de chat individuais.
Ainda assim, a privacidade será garantida com criptografia de ponta a ponta, preservando o conteúdo das mensagens mesmo quando um dos participantes não estiver registrado no app.
Qual a diferença em relação aos chats com apps externos?
Vale lembrar que o WhatsApp também está trabalhando em um outro recurso voltado para a interoperabilidade entre plataformas, que permitirá conversar com usuários de aplicativos como iMessage, Telegram e Google Messages.
A diferença é que esse sistema exige integração com serviços externos, desenvolvida por terceiros. Já os bate -papos de convidados serão gerenciados totalmente dentro do ecossistema do WhatsApp, sem depender de apps externos para funcionar.
Interoperabilidade
A novidade também está alinhada às exigências da União Europeia, que busca ampliar a interoperabilidade e o controle do usuário sobre a comunicação em serviços digitais. A proposta é dar mais autonomia aos usuários do mensageiro.
O WhatsApp já é muito popular no Brasil, Índia e países da Europa, mas está em franco crescimento nos Estados Unidos, o que significa que nem todos os americanos possuem o app. A implementação da funcionalidade pode, inclusive, servir como porta de entrada para novos usuários, ao oferecer um primeiro contato com o app sem a necessidade de registro imediato.
Ainda não há previsão oficial para o lançamento dos bate -papos de convidadosmas a expectativa é que a ferramenta chegue tanto ao Android quanto ao iPhone (iOS) em atualizações futuras.
Com informações do HOB e MacRumors
WhatsApp quer liberar conversas com pessoas sem cadastro no app