
Resumo
- Microsoft Lens, aplicativo de digitalização de documentos, será descontinuado até dezembro de 2025.
- O aplicativo foi lançado em 2014 no Windows Phone e, posteriormente, para Android e iPhone.
- O cronograma de descontinuação coneça em setembro e termina no fim do ano.
Era 2015 quando a Microsoft anunciou o Office Lens para Android e iPhone. Trata-se de um aplicativo que digitaliza documentos capturados com a câmera do celular. A ferramenta é prática e gratuita, e funciona até hoje, atualmente sob o nome Microsoft Lens. Mas ela não vai durar muito mais tempo.
Na verdade, a ferramenta surgiu em 2014 como um dos vários recursos do finado Windows Phone. Nessa plataforma, o então o Office Lens conquistou uma legião de adeptos. Talvez isso explique a decisão da Microsoft de lançar o Office Lens em plataformas rivais.
A facilidade de uso contribuiu para o Microsoft Lens ser bem aceito. Basicamente, você só precisa tirar uma foto daquilo a ser digitalizado e, na sequência, o aplicativo faz os ajustes visuais necessários para transformar o conteúdo capturado em um arquivo.
É possível digitalizar documentos, cartões de visita, placas de aviso e até o conteúdo de uma lousa, o que torna o aplicativo interessante para organização de notas de aulas, por exemplo.
O resultado pode ser salvo em PDF ou em documentos do Microsoft Office, como DOCX (Word), PPTX (PowerPoint) e até XLSX (Excel). Pode-se ainda integrar o arquivo resultante a ferramentas como o OneNote ou serviços como o OneDrive.
Por que o Microsoft Lens vai ser descontinuado?
A Microsoft não explicou o motivo. Apesar de o Microsoft Lens ter numerosas avaliações positivas na App Store e na Google Play Store, a ferramenta não é muito conhecida (você conhecia?). Isso pode ter pesado para a companhia decidir pelo fim do aplicativo.
Outra possível razão é o foco da Microsoft em inteligência artificial. Talvez as funções de digitalização do Microsoft Lens passem a ser uma das várias funcionalidades padronizadas do Copilot. Talvez.
O fato é que o Microsoft Lens vai ser descontinuado até o fim do ano com base no seguinte cronograma:
- setembro de 2025: o processo de descontinuação terá início;
- outubro de 2025: não será mais possível instalar o Microsoft Lens a partir da App Store ou Google Play Store;
- novembro de 2025: o Microsoft Lens será totalmente removido das lojas de aplicativos;
- dezembro de 2025: o app do Microsoft Lens não digitalizará mais imagens.
Microsoft vai acabar com o Lens, app que digitaliza documentos