Quem ainda não garantiu presença na Corrida da Longevidademarcada para o dia 21 de setembro em Curitiba, ganhou uma nova oportunidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) vai disponibilizar 50 vagas para a prova aos primeiros que comparecerem à sede do órgão, na Av. João Gualberto, 623, no Alto da Glória, a partir das 14h desta quinta-feira (4).
Voluntariado é a chave para inscrição na corrida
Para conseguir a vaga, além de se enquadrar no perfil dos corredores, os interessados precisam cumprir uma hora de voluntariado em uma das instituições de longa permanência para idosos (Ilpis) indicadas pela SMDH. A visita deve ser feita até o dia 17/9, com atividades que vão desde entrega de cestas básicas e produtos de higiene até ações de contação de histórias, estética ou simples conversas com os moradores.
Segundo a secretária da SMDH, Amália Tortato, o kit da prova será entregue apenas mediante a comprovação com fotos do trabalho voluntário. “O mais importante é que os corredores conversem com pessoas que não têm tantas oportunidades de interação social. É indispensável ir pessoalmente aos locais indicados”, destacou.
Interação e bem-estar
A proposta nasceu do trabalho da Gerência da Pessoa Idosa da SMDH e, de acordo com Amália, busca uma troca de experiências. “Além de oferecer atividades de rotina para as entidades, damos a oportunidade de interação com pessoas diferentes. O resultado é de mão dupla: os idosos ganham atenção e os corredores exercitam a empatia”, explicou.
Prova também terá caminhada
UM Corrida da Longevidade integra o Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2025. A largada será na Paróquia São Pedro, no bairro Umbará, com percursos de 5 km e 10 km. A grande novidade desta etapa será a inclusão de uma caminhada de 3 km, voltada especialmente a idosos e pessoas que buscam iniciar a prática esportiva.
