O mês de abril se despede com uma mudança radical no clima do Paraná. Uma forte frente fria, avançando desde a última segunda-feira (28) pelo sul do Brasil, já trouxe consigo chuvas e agora prepara o estado para a semana mais fria do ano. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica um resfriamento ainda mais intenso a partir desta terça-feira (29), exigindo atenção especial, principalmente na região sul.
De acordo com o Simepar, a população do sul paranaense deve se preparar para madrugadas geladas, com as temperaturas mínimas oscilando entre 4ºC e 5ºC entre a segunda e a terça-feira (29). A combinação de baixas temperaturas e céu limpo eleva a possibilidade da primeira geada de 2025 nos municípios de Palmas, General Carneiro, Clevelândia e Pinhão, todos localizados nesta região do estado. Os produtores rurais e moradores destas áreas devem ficar atentos para proteger suas plantações e animais.
Na capital, Curitiba, a segunda-feira ainda apresentou uma instabilidade climática com variação de temperatura entre 13ºC e 22ºC. No entanto, a terça-feira marca a chegada do frio mais intenso, com os termômetros podendo registrar uma mínima de 13ºC no amanhecer e a máxima não ultrapassando os 20ºC. Diferentemente do sul, a previsão para Curitiba é de céu limpo e sem chances de chuva, o que favorece a queda das temperaturas durante a noite. A tendência de frio se mantém para o feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, com a mínima prevista para atingir os 11ºC na capital paranaense.
O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, explica que “o tempo ainda fica instável na segunda-feira, mas o resfriamento já começa a ocorrer ao longo do dia. Os valores mínimos estão previstos para acontecer no período da noite. E na terça-feira amanhece bem frio”.
A boa notícia é que, após essa onda de frio mais intensa, a previsão para o restante da semana, até a sexta-feira, dia 2 de maio, indica um tempo estável e sem previsão de chuvas em todo o estado. As temperaturas devem se manter entre baixas e amenas, proporcionando dias de sol, porém com a necessidade de agasalho, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a noite.