As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 70% de execução, segundo o boletim técnico de julho. Considerada uma das construções mais aguardadas pelos paranaenses, a obra tem ganhado visibilidade com acessos viários em estágio avançado, ligando a estrutura à PR-412 nos dois lados da Baía de Guaratuba. Projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o sistema viário, os acessos têm cerca de 940 metros do lado de Guaratuba e 880 metros em Matinhos, totalizando 3,07 km com a ponte.
Em julho, as principais melhorias incluíram o avanço das contenções no lado de Guaratuba, com a execução de solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras. De acordo com o Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, o trabalho envolve movimentação de 200 mil metros cúbicos de terraplenagem e aplicação de 50 mil metros quadrados de camadas de pavimentação, incluindo subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
No lado de Guaratuba, uma rotatória foi projetada para proporcionar acesso ao centro e à praia de Caieiras. No acesso principal, seguem as contenções no morro com solo grampeado combinado a uma cortina atirantada estaqueada, totalizando 10 mil metros quadrados de área contida. No lado de Matinhos, os trabalhos avançam na drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600. O ramo 500 dá acesso à comunidade de Cabaraquara e margeia o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o ritmo acelerado das obras. “Estamos trabalhando dia e noite para concluir esse projeto grandioso no ano que vem. Com 70% da obra concluída, a ponte já está gerando mais expectativa de quem passa na região, ainda mais com o anúncio das novas obras de duplicação de acesso a Guaratuba pela BR-101, após o acordo com Santa Catarina”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou que o final do ano deve registrar avanços significativos. “Vamos chegar ao fim do ano com obras aceleradas em todos os canteiros de trabalho e com um desenho cada vez mais completo da estrutura”, declarou. A engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Larissa Vieira, afirmou que a execução dos acessos assegurará uma conexão moderna e segura: “Cada etapa construída representa um grande passo no desenvolvimento e no progresso que a região litorânea merece e aguarda há mais de 40 anos.”
As obras do trecho estaiado, a parte mais imponente do projeto, também avançaram. A infraestrutura e a mesoestrutura das torres principais foram concluídas, e a execução das aduelas típicas prossegue pelo método dos balanços sucessivos. No apoio 04 e 05, foram concretadas aduelas de 5,50 metros em cada lado, totalizando 11 metros. Até agora, 58 estacas foram concretadas em toda a ponte, sendo 23 no trecho estaiado e 35 no trecho pré-moldado. A superestrutura somou 117 vigas longarinas pré-moldadas produzidas, das quais 96 foram lançadas nas travessas.
No trecho pré-moldado, o lançamento de pré-lajes e a concretagem prosseguem. Dez lajes de concreto foram concluídas em julho, de um total de 23 previstas. Após a concretagem, as lajes recebem o revestimento para o trânsito de veículos.
Com investimento de quase R$ 400 milhões, a obra é financiada pelo Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O andamento pode ser acompanhado em tempo real pela página oficial www.pontedeguaratuba.pr.gov.br, que disponibiliza câmeras de monitoramento.