O feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º de maio) promete movimentar intensamente as estradas federais sob a gestão da Arteris. As concessionárias Arteris Régis Bittencourt e Arteris Litoral Sul estimam que um total de 2 milhões de veículos devem cruzar seus trechos entre os dias 30 de abril e 4 de maio. Quem planeja pegar a estrada precisa estar atento aos horários de pico previstos, tanto na ida quanto na volta do feriadão.
Na BR-116, administrada pela Arteris Régis Bittencourt e principal ligação entre São Paulo e Paraná, a previsão é de que cerca de 870 mil veículos trafeguem durante o período. Esse volume representa um aumento de até 30% em relação ao fluxo normal. Nos dois primeiros dias do feriado, entre quarta-feira (30) e quinta-feira (1º), a concessionária espera a circulação de aproximadamente 402 mil veículos, um acréscimo de 20% em comparação com a média diária.
Já a Arteris Litoral Sul, responsável por trechos importantes como a BR-116/PR (Contorno Leste de Curitiba), BR-376/PR, BR-101/SC e o Contorno de Florianópolis, prevê um movimento ainda maior, com a estimativa de 1,2 milhão de veículos em seus trechos. A maior concentração de veículos deve ocorrer nos dois primeiros dias do feriado, com a expectativa de 524 mil veículos – sendo 103 mil no Paraná e expressivos 421 mil em Santa Catarina. O domingo (4), dia de retorno para muitos, deve registrar o pico de tráfego, com 292 mil veículos, dos quais 60 mil somente no trecho paranaense, representando um aumento de 26%.
Diante desse cenário de intenso movimento, a Arteris reforça a importância de os motoristas adotarem medidas de segurança para garantir uma viagem tranquila. A revisão do veículo antes de pegar a estrada é fundamental, assim como manter uma distância segura do carro da frente, respeitar os limites de velocidade e redobrar a atenção, especialmente nos horários de maior fluxo.
Marcelo Possamai, gerente de Operações das duas concessionárias, destaca o preparo da Arteris para o feriado: “Estamos atentos à movimentação e reforçamos nossos recursos operacionais para garantir segurança e fluidez ao longo do trecho. Em caso de necessidade, os usuários podem acionar a concessionária pelo 0800 ou nas bases de apoio”.
Para quem busca mais agilidade no pagamento do pedágio, a Arteris oferece a opção de cabines de autoatendimento, identificadas por cones azuis. Nessas cabines, é possível realizar o pagamento por aproximação utilizando cartões de débito, o que pode reduzir em até um terço o tempo de espera. Além disso, as praças de pedágio também aceitam pagamentos por tags automáticas e, no atendimento tradicional, dinheiro, cheque e cartão de débito. Pagamentos com cartão de crédito ou moeda estrangeira não são aceitos.
Fique Atento aos Horários de Pico:
Arteris Régis Bittencourt (BR-116 SP/PR):
- Quarta-feira (30/04): das 8h às 23h
- Quinta-feira (01/05): das 7h às 11h
- Domingo (04/05): das 10h às 17h
Arteris Litoral Sul (BR-116/PR, BR-376/PR, BR-101/SC e Contorno de Florianópolis):
- Quarta-feira (30/04): das 10h às 21h
- Quinta-feira (01/05): das 7h às 20h
- Domingo (04/05): das 10h às 17h