
Resumo
Instagram agora permite republicação de fotos, carrosséis e reels de outros usuários, com contagem de republicações e possibilidade de adicionar comentários.
A plataforma adiciona mapa nas mensagens para compartilhar localização e visualizar posts próximos.
Novidade também inclui uma seção de reels para mostrar conteúdo compartilhado por amigos, com novos controles de privacidade.
O Instagram finalmente recebeu uma ferramenta nativa para republicar fotos e reels de outros usuários. A rede social também ganhou uma aba dedicada a reels que amigos curtiram ou comentaram, além de recursos de localização nas mensagens. Com isso, a plataforma se aproxima da experiência do TikTok e do Snapchat.
Como os reposts vão funcionar?
Ao republicar um conteúdo, ele aparecerá nos feeds de seus seguidores (de acordo com o humor do algoritmo, obviamente) e ficará em uma seção separada do seu perfil.
Os reposts só funcionam com fotos, carrosséis e reels públicos, e cada publicação mostrará o número de republicações feitas. É possível adicionar comentários ao compartilhar esses conteúdos. A ferramenta de republicação começará a ser liberada nesta quarta-feira (06/08).

Se você usa o TikTok, a experiência é bastante familiar. A rede social chinesa também tem uma aba dedicada a reposts nos perfis, e também é possível adicionar comentários.
Com a mudança, o Instagram preenche uma lacuna que o separava de outras redes — X, Facebook, Tumblr e muitas outras têm ferramentas de republicação há mais de uma década.
Enquanto isso, o Instagram só permitia compartilhar posts e reels nos stories. No feed, isso era possível com “gambiarras”: tirando um print, baixando o conteúdo, fazendo novamente o upload ou usando um serviço de terceiros.
A mudança deve agradar criadores de conteúdo. “Os reposts são creditados ao usuário original. Se você é um criador, isso significa que, se seu conteúdo for republicado por alguém, ele pode ser recomendado aos seguidores daquela pessoa, mesmo que eles não sigam você. Isso dá aos criadores uma oportunidade para alcançar um público ainda maior”, explica a Meta.
Mapas nas mensagens
O Instagram também anunciou um mapa na seção de mensagens diretas. Você poderá optar por compartilhar sua localização com amigos específicos e deixar mensagens curtas. Assim, quando eles abrirem o app, poderão ver onde você esteve.
Além disso, o mapa vai mostrar conteúdo público em locais próximos. Se você está em um festival de música, por exemplo, será possível ver o que outros usuários publicaram com a tag de localização. Outra possibilidade é descobrir vídeos sobre restaurantes próximos de onde você está.

Sites estrangeiros notaram que essa ferramenta é bastante parecida com o Snap Map, do Snapchat. Por aqui, a rede social não é tão usada, então o mapa do Instagram tende a ser uma novidade para muita gente.
A Meta ressalta que o compartilhamento é totalmente opcional e pode ser desativado a qualquer momento. O mapa do Instagram começará a ser liberado nos Estados Unidos, chegando a mais países em breve, de acordo com a empresa.
Reels que amigos curtiram ou comentaram

O Instagram também colocou uma nova seção na aba de reels. Chamada “Amigos”, ela vai mostrar vídeos curtos que seus amigos publicaram, curtiram, comentaram ou repostaram.
O recurso, agora disponível globalmente, estava disponível há alguns meses nos Estados Unidos. Além do lançamento mundial, a Meta também colocou novos controles: você poderá ocultar seus likes e comentários e também desativar atividades de pessoas específicas, caso elas não sejam interessantes.
Com informações da Metafazer TechCrunch e do Beira