A paixão pela carreira militar e a busca por estabilidade profissional atraíram uma multidão de candidatos para o concurso público da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Ao todo, foram contabilizados mais de 303 mil inscritos para as 2.600 vagas ofertadas, demonstrando a alta competitividade do certame.
De acordo com dados oficiais divulgados, o concurso da PMPR registrou um total de 23.491 candidatos inscritos. Já para o Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros, foram 6.868 inscritos. Essa expressiva procura resulta em uma média de 15 candidatos por vaga para a Polícia Militar e de 11,4 candidatos por vaga para os Bombeiros, evidenciando a acirrada disputa pelas cobiçadas posições.
O concurso público, que teve suas inscrições encerradas recentemente, oferece oportunidades para diversas regiões do estado, abrangendo cinco grandes polos de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. As provas para os candidatos estão agendadas para serem aplicadas entre os meses de junho e julho deste ano, em 12 cidades do Paraná.
Todos os cargos oferecidos no concurso contam com uma remuneração inicial que varia conforme a função, além de um auxílio-alimentação mensal de R$ 834,74. A expressiva adesão ao concurso da PMPR e do Corpo de Bombeiros reflete não apenas o desejo de ingressar em instituições de grande importância para a segurança pública do estado, mas também o momento de busca por oportunidades de emprego e ascensão profissional.
Com a divulgação do número final de inscritos, os candidatos agora intensificam a preparação para as etapas do concurso, que incluem provas objetivas, exames de aptidão física e outras avaliações. A alta concorrência exige dedicação e foco nos estudos para alcançar a tão sonhada vaga nas fileiras da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros do Paraná.